Alexandre Moura


Entrevista com Alexandre Moura - Old School Gamer

Alexandre é um cara gente fina que além de bom gosto musical, possui uma bela coleção de Neo Geo AES.

Joga desde os 7 e coleciona desde os 21. Atualmente trabalha numa gráfica no setor de qualidade de impressão e mora no Rio de Janeiro.

1- Qual é o jogo que você mais gosta?

Já joguei muitos games diferentes, mas digo sem dúvidas que aquele que mais gosto é o Art Of Fighting 2.


2- Pra você videogame atrapalha os estudos? Ou isso é mais uma história sem sentido como aquela de que estragava a televisão? Claro que pergunto isso baseado numa jogatina normal sem exageros.

Pode chegar a atrapalhar se a pessoa exagerar. Tudo com exagero é prejudicial, até sexo! Hehehe...nada em excesso é bom. Temos que saber manter tudo em equilíbrio. No caso das crianças, cabe aos pais impôr certos limites na jogatina.


3- A SNK foi uma empresa que trouxe inovações (muitas a custos elevados) e muitos clássicos. Na sua opinião, quais foram os motivos que a levou a falência, vivendo hoje apenas como marca nas mãos de empresas fracas como a Playmore?

Na verdade a SNK Playmore tem o mesmo dono da antiga SNK, o Eikichi Kawasaki. A Playmore foi fundada por ele, após ele ter fundado algumas empresas menores como Breeza Soft e Yuki Enterprises. O objetivo dele era com elas, aos poucos ganhar tempo para poder recuperar as propriedades intelectuais dos jogos da antiga SNK e também o poder sobre a marca SNK e Neo-Geo, fato que ele realmente conseguiu depois, por isso hoje em dia a empresa deixou de se chamar apenas Playmore e se chama SNK Playmore.

A SNK clássica faliu por vários fatores: investimentos errados em apostas que não deram certo como Neo-Geo CD/CDZ, Neo-Geo Pocket/Color, Hyper Neo-Geo 64 e também o fator da emulação. Mal um jogo de MVS era lançado e sua rom já estava disponível na rede a custo 0.

O AES sempre é citado como um dos fatores de sua falência, mas não é verdade, visto que a SNK nunca visou competir com as plataformas mainstream como Mega Drive e Super Nintendo e sim, apresentar uma alternativa de console potente e de alto luxo para quem pudesse pagar.


4- Sei que você gosta de musica e tem um gosto bem refinado. Você gosta de musica de videogame da mesma forma? Pode citar algumas trilhas sonoras de games que você goste bastante? E qual importância tem uma boa trilha sonora num jogo?

Primeiramente obrigado por elogiar meu gosto para a música, hehehe. Gosto muito de trilhas sonoras de games, sejam OST's ou AST's e acho que uma trilha sonora adequada é crucial para o sucesso de um jogo, ao menos para mim. Dou um valor muito grande.

Tenho várias trilhas sonoras preferidas: Art of Fighting 2, King of Fighters's 94, 95, 96, 97 e 98, Samurai Shodown 3, Ninja Gaiden 1, 2 e 3 de NES, Castlevania Bloodlines de Mega Drive e o Synphony Of The Night, também Megaman 7 e X4 e por aí vai...


5- Qual console você mais curte e por que?

Neo-Geo AES porque é o que tem os jogos que mais gosto e também porque sempre foi meu sonho de consumo desde criança.


6- Qual jogo você gostaria de ter e acha dificil de possuir um dia?

Kizuna Encounter: Super Tag Battle para Neo-Geo AES. Um dia, quem sabe?


7- Aparentemente, até o momento tudo está certo para Sony trazer oficialmente a linha Playstation para o Brasil. Você acha que existirá uma empresa que fará o que a Tectoy fez pelos games na década de 90? Qual é para você, a formula de comercialização e marketing que a Sony deveria adotar ao publico que tem algo em torno de R$ 500,00 como salário mínimo?

Acho que aquilo que a Tec Toy fez na década de 90, jamais será repetido, até porque, os tempos são outros. A Sony tem que priorizar um preço que não seja tão proibitivo tanto do console quanto dos jogos. De resto os carnês das lojas ajudam o povo a comprar. Brasileiro gosta de tecnologia de ponta, sempre gostou, mas o povão compra Mega Drive Guitar Idol's e Dynavision's porque é o que se tem mais em conta.


8- Pra você, qual é o jogo clássico subestimado?

Art Of Fighting. Incrível como este jogo é tão mau falado por fãs de jogos de luta da atualidade, principalmente por fanáticos por KOF.


9- E qual é aquele que todos idolatram, mas que você acha normal ou até mesmo ruim?

KOF 2002. Jogo muito do capenga e mal feito! Mas é dito por muitos como o melhor da série. Fazer o quê?


10- Ninja Gaiden ou Shinobi?

Ninja Gaiden sem sombra de dúvidas! Apesar de curtir Shinobi.


11- Deveriamos ver um novo Fatal Fury ou você acha que a série ja rendeu o que deveria? (se quiser fazer o mesmo comentario sobre Art of Fighting fique a vontade).

Acho que tanto Fatal Fury quanto Art Of Fighting poderiam render sim novos jogos.. Garow inclusive com sua nova trama, adicionou vários elementos que poderiam ser mais explorados, mas o staff atual da SNK Playmore não tem cacife prá produzir nada a altura dos demais jogos destas franquias. Então para não ver nada horrível manchando estas séries, prefiro que fiquem paradas. Melhor termos boas lembranças no passado, do que uma merda terrível no presente! hehehe


12- A Série King of Fighters trouxe muitas inovações até ficar ruim em KOF XII. Onde a SNK/Playmore errou e deveria ter parado?

A série começou a decair de fato após a 96. A 97 tem vários bugs, gráficos ruins comparados a 96 e vários slow-downs, mas como era o último episódio da Saga Orochi, fez muito sucesso. E deveria ter encerrado lá. Talvez com KOF 98 sendo a versão final e comemorativa de encerramento.


13- Mesmo com os emuladores, que jogo tem saudades de jogar no fliperama?

Hummm muitos! Mas Mortal Kombat 1 sinto saudades. Se eu visse uma máquina de Mortal Kombat 1 em bom estado colocava umas fichas na hora.


" The King of Fighters 2002. Jogo muito do capenga e mal feito! Mas é dito por muitos como o melhor da série. Fazer o quê? "

14- Antigamente nos reuniamos muito mais para tirar "uns contras" de Street Fighter ou até mesmo para jogar Super Mário Bros...Você Gosta de jogos online? O que diz sobre o fato deles colocarem muitas pessoas para jogarem juntas terem de certo modo, distanciado os jogadores uns dos outros?

Não curto. Joguei umas partidas on-line via PSN (PlayStation Network) e gostei no começo, mas depois vi que isso torna tudo muito frio. Imagina que joguei Street Fighter IV on-line no PlayStation 3 e é muito sem graça não ter uma galera ao lado para te zuar após uma derrota por exemplo! hehe. Até disso senti falta.


15- Que conselho pode dar aos colecionadores sobre negociações realizadas através da Internet?

Muito difícil, viu? Procurar saber de mais pessoas que tenham comprado com o vendedor e saber se foram negociações bem sucedidas é um começo. Se calçar de todas as garantias possíveis também. Salve as conversas no msn que você venha a ter com o vendedor. Print depoimentos via orkut. Faça tudo que possa te garantir no futuro no caso de algo dar errado na negociação.


COMENTÁRIOS

Seu comentário foi enviado com sucesso!

Assim que for aprovado, será exibido aqui!

Obrigado por participar!

Infelizmente seu comentário não foi enviado.

Tente novamente e se o problema persistir, por favor, envie um e-mail: contato@oldschoolgamer.com.br