Carlos Henrique Gheno Zanella


Entrevista realizada em: 10/10/2010
Entrevista com Carlos Henrique Gheno Zanella - Old School Gamer

Carlos Henrique é professor de música e trabalha num projeto com crianças carentes.
Nasceu em Porto Alegre e mora atualmente em Bento Gonçalves.
Tem como hobbies os videogames e tocar com sua banda.

1- Qual é a importância de uma trilha sonora para um jogo de video game?

Bom eu acho que a música do jogo é fundamental para dar a empolgação necessária. Tem uma frase que as vezes falo aos meus amigos que "por trás de um grande jogo, sempre existe uma grande música".


2- Qual estilo de jogo mais curte? E qual jogo você mais gosta?

Gosto muito dos jogos de corrida, tiro e luta. Já o jogo que eu mais gosto é difícil dizer pois, são muitos. Alguns que adoro são Final fight (1,2,3), qualquer da série Double Dragon, Street Fighter e os jogos do Mario em geral.


3- Qual é a trilha sonora de game que mais gosta?

Vou citar mais de uma, são elas: tema de abertura de Double Dragon (me arrepiou desde a primeira vez que ouvi), a música da primeira fase do jogo Contra (perfeita), e as do Top gear. Claro que tem várias outras, mas essas são fenomenais.


4- Além de musica de games, tem preferência em quais outros estilos musicais? E quais bandas?

Gosto muito de música instrumental, ouço vários estilos, mas o que eu mais gosto é o rock e suas variações. E falando em bandas eu curto muito Joe satriani, Shawn Lane, Black sabbath, Engenheiros do Hawaii...


5- Há quanto tempo toca guitarra? Além de guitarra, outro instrumento?

Eu comecei a tocar em 1994 e hoje dou aulas aqui na cidade onde moro, além de guitarra toco também violão e baixo.


6- Quando começou essa paixão por música de games? E qual foi a primeira música que você tocou?

Cara a paixão sempre existiu, desde a infância eu me lembro de prestar atenção e cantarolar as músicas dos jogos, mas eu nunca tinha tomado iniciativa para tocá-las. Até que no dia 28 de maio de 2009 eu resolvi tirar a primeira que foi o tema do Guile (Street Fighter 2) e enviá-la ao Youtube. Depois disso não parei mais e até agora já enviei 20 vídeos de músicas de jogos e tenho mais alguns temas tirados que falta gravar e enviar.


7- Eu sou viciado em músicas dos jogos, tenho diversas MP3 de muitas delas, tanto originais como versões alternativas. Você também possui musicas dos jogos que gosta e as ouve com frequência?

Eu não possuo muitas músicas de games no meu computador, mas quando quero ouvi-las vou direto ao Youtube que lá encontro praticamente tudo que procuro, ou se não encontrar, coloco o jogo e além do prazer de jogar também ouço as músicas.


" Sinceramente não lembro de nenhum jogo que seja bom e tenha música ruins, acho que todo bom jogo tem um ótimo tema. "

8- O que acha de jogos músicais como Guitar Hero, Rock Band, Guitar Freaks e Dj Hero?

Sinceramente eu nunca jogei esses jogos, mas vendo alguns amigos jogarem acredito que seja divertido.


9- Desde quando joga videogame? E quantos e quais possui atualmente?

Jogo há muito tempo, meu primeiro videogame foi um CCE VG-3000 que vinha com o cartucho Pac-man, depois dele passei para o top game VG-9000 que era do padrão Nintendo e aceitava os cartuchos de padrão japonês e americano, após essa fase tive o Super Nintendo e o Mega Drive. Atualmente não tenho nenhum, mas jogo vários usando os emuladores.


10- Vi seu video com a música do jogo Final Fight, o que achou da versão do Sega CD que foi refeita com uma banda completa?

Achei bem bacana, na minha opinião as músicas ficaram ótimas.


11- Tem algum jogo que você acha bom, mas a trilha sonora não é agradável ou poderia ser melhor?

Sinceramente não lembro de nenhum jogo que seja bom e tenha música ruins, acho que todo bom jogo tem um ótimo tema.


12- De Street Fighter 2, qual é a música que você mais gosta?

A do Guile, é uma música linda, super bem feita, conheço várias outras pessoas que preferem este tema.


13- O que acha da trilha sonora de Castlevania? É sombria e emocionante como os jogos da série?

Fazia um bom tempo que eu não jogava o Castlevania então não lembrava das músicas, mas assim que você me mandou a entrevista vi a pergunta e fui logo jogar pra conferir. Realmente são trilhas sensacionais em todo o jogo, já estou até pensando em tirar algumas delas e gravar os vídeos, perfeitas.


14- O que você acha das apresentações do Video Game Live?

Cara eu não conhecia este evento, pois aqui no Rio Grande do Sul ele não é muito divulgado, mas pesquisei alguma coisa na net e achei bem interessante a idéia.


15- Hoje temos a banda Mega Driver como referência nacional no cenário de trilha sonora de games. O que acha da banda e o que tem a dizer sobre essa questão de termos poucos músicos e bandas tocando músicas de games que foram importantes na vida de muitas pessoas?

Acho muito bom ter uma banda brasileira que toque músicas de games, mas particularmente não gosto muito do timbre do guitarrista da banda. Já sobre ter pouca gente que toque este tipo de som, acredito que seja pelo fato de ter poucos eventos e pouco apoio a que se dispõem a fazer isso.


16- Ao meu ver, a qualidade dos jogos e suas músicas cresceram sem precedentes, porem acho que hoje em dia, não temos mais músicas marcantes como antigamente. Ninguém conhece uma música do God of War da mesma forma que jamais esquece a de Super Mario Bros do Nintendo. O que tem a dizer sobre esse assunto?

Realmente, a qualidade do som dos instrumentos e efeitos musicais cresceu muito, mas me arrisco a dizer que a beleza das músicas de jogos da década de 1980 e primeira metade de 1990 estava justamente em sua simplicidade, como os produtores não tinham em mãos muitos efeitos disponíveis, eles se obrigavam a fazer o melhor com aquilo que tinham, por esse motivo que hoje podemos ouvir e relembrar destas ótimas músicas.


17- Qual conselho você deixa para aqueles que gostariam de aprender algum instrumento musical?

Estude, estude e estude! :)
Ouça muita música independente de estilo pois todas nos ensinam algo, procure ter um objetivo a ser atinjido pois senão você não irá chegar a lugar nenhum e por fim busque tocar com pessoas que tenham o mesmo gosto que você para facilitar o entrosamento e evitar brigas desnecessárias


18- Você tem algum site com a divulgação de seus trabalhos? Caso não, pretende ter?

Clique aqui para visitar a minha página no Youtube, lá tem bastante coisa que gravei.






COMENTÁRIOS

Seu comentário foi enviado com sucesso!

Assim que for aprovado, será exibido aqui!

Obrigado por participar!

Infelizmente seu comentário não foi enviado.

Tente novamente e se o problema persistir, por favor, envie um e-mail: contato@oldschoolgamer.com.br