Coleção - Itens lacrados ou não?


Matéria de: 29/10/2009

Muitos colecionadores se prezam de ter em sua coleção, itens completos com caixa, manual, spine cards. Outros são malucos por itens lacrados desde a fabricação sem abrí-los jamais.

Alguns itens completos, além de caros, não são facilmente encontrados, o que dizer então de itens lacrados hoje em dia? Mas é possível encontrá-los? A resposta é: Sim.

Mesmo caros e raros, os itens lacrados ainda circulam numa quantidade não grande claro, mas suficiente pra movimentar o mercado dos colecionadores de games. Possuem a qualidade e integridade fisica do produto intactos desde sua fabricação.

Contudo, surge a pergunta: Video game não foi feito pra ser jogado?

Essa pergunta será respondida de forma muito particular, embora saibamos que a resposta seja "sim", alguns gostam de ter em sua coleção um exemplar extra para jogar e outro lacrado para guardar. Outros por falta de condições financeiras, falta de tempo ou por não se importarem tanto com itens completos ou lacrados acabam colecionando jogos, acessórios e consoles "loose", ou seja, sem caixa, manual, isopores, plásticos originais...

Isso faz um colecionador ser melhor ou não em relação a outro? Não, porem muitas vezes faz uma coleção ficar muito mais bonita. A minha coleção ainda é pequena (pode ser vista na página "Colecionadores") e possui poucos produtos completos e apenas 1 lacrado.

Não quero aqui fazer nenhuma crítica ou lançar polêmica a respeito de quem gosta ou não de ter itens lacrados. Muito menos dizer quem é melhor colecionador. De uma coisa eu tenho certeza, cada um tem a coleção que gosta e admira a do outro. Isso é fato! E registrando a minha opinião, eu não gosto de itens lacrados, pois acho que video game foi feito pra ser jogado.

Recentemente eu tinha outro cartucho de Master System (Cloud Master) lacrado e resolvi abrí-lo napresença do meu irmão menor para que ele pudesse ver e sentir como era ter video games há 15-20 anos atrás.

Não nego que até fiquei de certa forma, emocionado por ter o prazer de abrir algo que permaneceu durante quase 2 décadas intacto como se estivesse "esperando para ser jogado".

Continuo com outro cartucho do Master System (Fantasy Zone: The Maze) lacrado e espero um dia, abrí-lo na presença dos meus filhos para mostra-los que jogar video game, é muito além de simplesmente ligar o PlayStation 8 (será que teremos um?) e colocar aquele disco copiado... é ter prazer em saber a origem daquilo que se gosta muito.

Resumindo: Colecionar video game é tão divertido quanto jogar. Porem cada um sabe qual é o jogo que lhe agrada mais, assim como qual tipo de item adquirir.

João Carlos Alves
Old School Gamer

Desenvolvedor web, casado, moro em São Paulo e sou pai da Amandinha. Amo Final Fight acima de todos os jogos e Street Fighter II jamais será superado!
@oldschool_gamer

COMENTÁRIOS

Seu comentário foi enviado com sucesso!

Assim que for aprovado, será exibido aqui!

Obrigado por participar!

Infelizmente seu comentário não foi enviado.

Tente novamente e se o problema persistir, por favor, envie um e-mail: contato@oldschoolgamer.com.br

Leandro02/01/2013

Eu costumo dizer que sou o "Colecionador Jogador", pois gosto mesmo é de jogar esses clássicos.

Até o momento comprei dois games lacrados (F-Zero e Rampage 2 Universal Tour), mas eu os comprei para ter toda a experiência de retirar o plástico, pegar os folhetos impecáveis e dar uma olhada antes de colocar o cartucho no console para jogar. E vale a pena informar que paguei menos de 100 reais por cada um deles.

Então, pela experiência, valeu a pena. Eu ficaria extremamente desapontado se eu ficasse com um game por uns 10 anos lacrado de fábrica e quando eu decidisse ter a experiência de abrir para jogar, o cartucho está com algum defeito de fábrica.

Acredito que seja muito difícil de acontecer, mas pode acontecer com qualquer produto que passa por um processo de produção.

Thiago Mascherpe Spinetti16/10/2013

Cara com certeza!!!
Eu prefiro comprar items japoneses, aprender japonês e ter o prazer de ter um item lindo em minha coleção com manuais e caixas originais!!!
Se não sabe a minha alegria ao receber pelo ebay o chrono trigger original na caixa com manual!!!
Ta certo q era japonês mais cara foi d+++