Trilhas sonoras de Games


Ser fã incondicional de jogos e de música só poderia resultar em ser fã também de trilha sonora de jogos eletrônicos. Sim, sou um daqueles que têm diversas músicas de jogos, versões especiais e criações de fãs.

Qual é a importância de uma boa musica num jogo? Toda! Penso que é o mesmo que perguntar qual a importância de um goleiro numa partida de futebol!

Muitos sequer prestam atenção nas musicas tocadas no decorrer dos jogos. Preocupam-se mais com a diversão, gráfico ou jogabilidade que o game lhe proporcionará.

Contudo, se trilha sonora de games não fossem tão importantes, o que levaria, por exemplo, a SEGA a montar uma banda para tocar as musicas de seus clássicos em diversos shows pelo Japão nas décadas de 80 e 90?

E os milhares de discos que foram lançados com versões originais e arranjadas de diversas "game sound tracks"?

Muias vezes, uma boa musica pode prender mais que um bom gráfico ou boa jogabilidade!

Veja por exemplo o jogo Out Run, clássico da SEGA de 1986 que tem apenas quatro músicas em todo jogo, sendo apenas três selecionáveis para o andamento e uma tocada apenas na tela de pontuação.

É um jogo que além de inovar em seu arcade com formato de carro, possui belas musicas com estilos variados que lhe acompanham até o final do jogo sem enjoar nem atrapalhar.

Uma boa trilha sonora pode ditar o que o jogo vai lhe causar de sensações. Castlevania por exemplo, têm diversas musicas com um toque sombrio, de trevas e obscuridade que farão qualquer jogador se sentir dentro do castelo do Drácula.

Pra muitos, isso tudo é um exagero, para outros, pura verdade! Como decidir isso? Não há melhor maneira do que prestando atenção nas musicas tocadas nos jogos.

Hoje temos uma tecnologia avançada que trás uma qualidade de som perfeita com vozes e efeitos sonoros dignos de cinema, mas se levarmos a coisa para 15 ou 20 anos atrás, veremos que muitos programadores de jogos e seus músicos, tiravam leite de pedra.

No entanto, tal esforço fez com que hoje, tivéssemos clássicos sonoros como Vampire Killer de Castlevania, as diversas musicas do primeiro Super Mario Bros de 1985, as belas canções temáticas de Street Fighter II e até mesmo os efeitos sonoros mais engraçados de Pac Man que até hoje, são inconfundíveis!

A Square à beira da falência criou a obra prima chamada Final Fantasy que até hoje, é referência não só no gênero RPG e sim também com suas musicas primorosas. Quem jogou sabe do que falo! Ou é fácil esquecer a canção (Victory Fanfare) tocada ao final de cada batalha? O criador de tais canções é Nobuo Uematsu.

Outro grande gênio nesse sentido Yuzo Koshiro. Que criou algumas trilhas sonoras dos jogos da SEGA como Streets of Rage e Revenge of Shinobi, sendo o primeiro jogo, digno de excelentes "dance music" utilizando todo o potencial sonoro do Mega Drive.

Falando ainda na SEGA, no final dos anos 80 a softhouse de Sonic tinha uma banda com excelentes músicos: a SST (SEGA Sound Team).

A SST tocava em shows muito bem elaborados, as musicas dos games mais clássicos como Space Harrier, Hang On, Out Run como já citado acima, After Burner e outros. Veja alguns vídeos dessa incrível banda!

As musicas de videogame são sempre um atrativo a parte nos jogos. Por vezes, fazem o jogo se tornar completo, vivo!

Chrono Trigger é um clássico que tem uma das melhores e mais perfeitas trilhas sonoras de todos os tempos.

Nele existem musicas que até hoje fazem um fã assim como eu, se emocionar ao ouvir, por exemplo, a balada tocada no piano ao cruzar o mapa pelo ano 600 A.D.

Outro jogo cujo destaque torno a fazer é Final Fight que possui uma trilha intrigante e envolvente no melhor estilo anos 80.

Trilha que a meu ver, fica melhor na versão para o SEGA CD que foi totalmente arranjada no melhor estilo Rock and Roll.

O que dizer então das musicas de Lunar, Sonic, Shining Force II, Ninja Gaiden, Space Harrier, The King of Fighters 94, Alex Kidd in Miracle World, Moonwalker, Street Fighter II, Out Run, Top Gear, Art of Fighting, Double Dragon e Fatal Fury? São excelentes e ficam na memória por muito tempo.

Uma série se caracterizou pela excelente trilha sonora é Megaman. Desde sua primeira versão até hoje, a Capcom mantem o bom nível das musicas tocada nos jogos do robozinho azul.

Existem também jogos que em suas trilhas sonoras, estão musicas diversas de bandas e artistas conhecidos. As trilhas de alguns jogos da série GTA (Vice City, Vice City Stories e San Andreas), trazem diversas rádios com gêneros variados como Rock, Flashback, Dance, Românticas e outros.

Musicas de Michael Jackson, Foreigner, Ozzy Osbourne, Asia, Daryl Hall & John Oates são facilmente reconhecidas no andamento do jogo.

Isso sem levar em conta os de simulação musical como Guitar Freaks, DJ Hero, Rock Band, Guitar Hero e muitos outros que contem também musicas conhecidas de vários artistas.

Outros jogos, no entanto, permitem ao jogador, se divertir criando suas próprias músicas como é o exemplo do famoso Mario Paint para Super Nintendo.

Quem é muito fã de videogames, já ouviu falar do Videogame Live que percorre no mundo todo com uma banda orquestrada completa realizando performances de musicas clássicas ao vivo e que conta ainda com telões e apresentações de cosplayers.

Nas apresentações, musicas de Metal Gear Solid, Castlevania, Legend of Zelda, Megaman, Tetris, Sonic e muito outros games são tocadas em versões únicas e perfeitas.

Os shows sempre lotam e o publico vai ao delírio ouvindo musicas que embalaram muitos dias de jogatina na infância e adolescência (e até hoje provavelmente).

Hoje, temos muitos músicos, profissionais ou amadores, que por lazer, tocam as musicas dos jogos.

Na Internet você tranquilamente encontra diversos vídeos desses músicos.


E para você, qual é a importância de uma trilha sonora num jogo?

João Carlos Alves
Old School Gamer

Desenvolvedor web, casado, moro em São Paulo e sou pai da Amandinha. Amo Final Fight acima de todos os jogos e Street Fighter II jamais será superado!
@oldschool_gamer

COMENTÁRIOS

Seu comentário foi enviado com sucesso!

Assim que for aprovado, será exibido aqui!

Obrigado por participar!

Infelizmente seu comentário não foi enviado.

Tente novamente e se o problema persistir, por favor, envie um e-mail: contato@oldschoolgamer.com.br

Fabio11/12/2010

Ae, João...muito bom seu post!! Essas músicas fizeram a minha felicidade e toda vez que eu ouço dá uma saudade danada!!! grande abraço, Fabio

Jonatan Santos Lima23/07/2012

Vocês esqueceram os clássicos Streets of Rage, Shinobi e Double Dragon