Earthworm Jim 2 - Plataforma - 1995 - 1 jogador - Shiny Entertainment
Por: Johnny "ManoGalo" Campos - Em: 18/11/2011
Earthworm Jim 2 - Plataforma - 1995 - 1 jogador - Shiny Entertainment

Para quem já havia dado ótimas risadas com o simpático Jim que foi parar numa roupa-cibernética-ultra-high-tech-indestrutível-super-espacial por acidente, Earthworm Jim 2 conseguiu melhorar a fórmula do primeiro (e consagradíssimo) jogo da série.

Com gráficos mais detalhados, a companhia do muco Snott acoplado a sua mochila que o ajuda a planar e a agarrar em mucos no teto e balançar nosso heroi, dificuldade reduzida, muitos acontecimentos bizarros, personagens esdrúxulos, vovós caindo dos céus, porcos que meditam e saem voando e outras várias bizarrices a mais, o jogo é um clássico que fica na memória até hoje.

Personagem criado por Doug TenNapel (que também fazia a voz), seguido de designs de David Perry e trilha sonora do consagrado Tommy Tallarico, Earthworm Jim tinha um carisma incrível com gráficos e jogabilidade ótimos, além do humor Nonsense que era a grande fórmula do jogo.

Earthworm Jim 2 - Plataforma - 1995 - 1 jogador - Shiny Entertainment

Para quem não conhece o gênero de humor nos games, Crash Bandicoot é um belíssimo exemplo!

Como no jogo original, Earthworm Jim 2 mantém a linha de humor surreal com coisas absurdas que fazem você gargalhar.

Cada fase ter seu jeito diferente de jogar e outras missões, além das novas armas.

A dificuldade do jogo também foi reduzida e ficou bem mais fácil de jogar, comparado ao primeiro jogo, mas ainda é desafiante.

Existe a opção de password caso você passe por um Game Over.

No entanto, para voltar numa determinada fase, você terá que explorá-la inteira e pegar 3 ícones escondidos na fase.

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Earthworm Jim 2 - Plataforma - 1995 - 1 jogador - Shiny Entertainment

Um com o desenho da Terra (Earth), uma minhoca (Worm), e o logo Jim.

Pegando-os, assim que der Game Over, é só correr pro menu OPTIONS, escolher PASSWORD e ver as fases em que você pegou todos os ícones e retornar.

Latas de minhocas te dão uma vida extra, átomos aumentam sua energia e um sanduíche faz sua energia chegar aos 200%!

O jogo também tem pontos de continue espalhados pela fase. Caso você morra, voltará no último ponto que você passou.

Algumas armas do Earthworm Jim 2 são novas. Umas bem úteis, outras nem tanto.

Você pode adquiri-las no decorrer da fase, mas também pode evitá-las se preferir.

Caso você já tenha uma arma em mãos e pegue outra, você utilizará a última que você pegou até a munição se esgotar.

Quando isso acontecer, a arma é descartada e você volta a empunhar a última coletada antes dessa.

Temos também a arma exclusiva da fase Lorenzen's Soil que funciona abrindo buracos no solo, além de também destruir inimigos. Sua munição é infinita.

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    A arma básica do nosso heroi, que continua sendo seu secador de cabelos metralhadora.
  • Earthworm Jim 2 - Plataforma - 1995 - 1 jogador - Shiny Entertainment
    Essa arma lança uns tipos de casinhas teleguiadas nos inimigos.
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    A super luva tem o mesmo poder de fogo do secador metralhadora, só que atira em 3 direções diferentes.
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    Esse amontoado de blocos com chaminé é a arma mais poderosa do jogo. Sua explosão mata todos inimigos da tela.
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    A incrível, a super, a imbatível pistola de bolhas! Arma sem nenhuma utilidade conhecida.
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    Essa arma é a idêntica a arma do primeiro jogo que atira plasma nos inimigos.
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As fases tiveram a sua dificuldade reduzida, mas ainda sim possuem muito mais elementos de humor sem sentido.

Várias coisas absurdas acontecem por aqui. São elas:

Puppy Love

PsyCrow raptou os filhotes de Pete The Puppy.

Jim corre para ajudar o pobre cachorrinho que já foi protegido pelo mesmo no primeiro jogo.

A missão do Jim dessa vez é evitar que os filhotinhos arremessados pelo PsyCrow esbofetem no chão.

Para isso, ele utiliza um marshmellow gigante que amortece a queda e fazem os filhotes quicarem.

Psy-Crow também arremessará os itens de benefício, como os de password, a lata de minhocas e uma bomba.

Se essa bomba cair no chão, você perde pontos de vida.

Carregue-a para o mesmo lugar aonde os filhotes são guardados que Pete assustará e jogará a bomba em direção a PsyCrow.

AH! Lembrando que se quatro filhotes caírem no chão, Pete se transforma na fera e dá uma lição em Jim para ele ter mais cuidado da próxima vez.

A fase se repete mais duas vezes no decorrer do jogo e a música tocada é a clássica Tarantela italiana!

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Anything but Tangerines

Fase que serve como um aquecimento para os jogadores de primeira viagem.

Nessa fase podemos testar os poderes de Snott, além de conhecer as armas e a mecânica do jogo.

Também há a fase bônus da inesquecível chuva de velhinhas.

Deixe uma cair em cima de você e leve guarda-chuvadas até voltar no início do trajeto.

O chefe da fase é ninguém mais, ninguém menos que o mal-encarado Bob The Killer Goldfish!

Depois de tomar uma surra de Jim no primeiro jogo e ter o seu aquário quebrado, Bob busca vingança no segundo jogo.

Aparecem até os dizeres FIGHT na tela, mas é facilmente devorado por Jim, acabando de vez com a rixa.

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Lorenzen's Soil

A saga embaixo da terra.

Aqui você enfrentará pequenas larvas irritantes demais, formigas que te arremessam bebês (Sim. Bebês! Como eles foram parar ali?), plantas carnívoras que atiram bolas de poder e o melhor (?) de tudo: O tempo é cronometrado!

Sorte que há vários relógios espalhados pela fase que, quando pegos, voltam a contagem regressiva para os 90 segundos.

Caso a contagem chegue à zero, ocorrerá um desmoronamento que tirará uma boa parte da sua energia.

Se você tiver energia suficiente, a contagem voltará para 90 segundos e o jogo segue normalmente.

Senão, menos uma vida e você volta para o último ponto de continue.

O chefe dessa fase responde pelo nome de Pedro The Pupa.

Uma pupa que, depois do primeiro ataque, cai ao chão e fica andando de um lado para o outro na fase montada em um monociclo e lançando larvas em você.

Depois de destruída, ela explode e lança várias larvas em você. Sobreviva a elas e fim de fase.

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Flyer de Earthworm Jim 2
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Villi People

(Jim's now a Blind Cave Salamander no Mega Drive): Tão bizarra que fica até difícil fazer um review do que seria isso tudo.

Você controla uma salamandra voadora (que na verdade é o Jim disfarçado) e sai voando dentro de um tipo de intestino, só que com neons, janelas mostrando o luar, bumpers de pinball e ovelhas que se autodestroem quando você se aproxima.

O importante da fase é você juntar o maior número de minhocas possíveis para passar pelo quiz no final da fase e ganhar o maior número de bônus possível.

É tão bizarro que você vai tentar pensar numa resposta plausível, mas é para contar com a sorte mesmo...

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The Flyin' King

Fase estilo Shooters da época, aonde você terá que guiar um balão com dinamites até o fim da fase, evitando que ele seja destruído, senão você vai voltará por todo o trajeto e recomeçar.

Aqui tem de tudo também: Desde canhões lhe arremessando bolas de ferro até canibais que saltam milhares de metros para tentar de dificultar.

Até gosmas serão arremessadas contra você. Ao chegar ao final, tudo o que você precisa fazer é atirar no tal balão e vencer do chefe da fase.

Que responde pelo nome de Major Mucus. Sim!

O mesmo chefe da fase Snot a Problem, do primeiro Earthworm Jim.

É só explodir o balão de dinamite e fim de jogo.

Udderly Abducted

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Lugar aonde vacas nascem das flores!

Sua missão aqui é levá-las para o estábulo aonde o leite delas encherá um balde que abrirá a passagem.

Claro que não vai ser tão fácil assim.

Quando você começa a carregar uma vaca surge dos céus uma nave alienígena malhada e com tetas prontas para abduzir a sua vaquinha!

Espante-a com a "chicotada" que o Jim dá com si mesmo.

Ah! Algumas vacas são Vacas Bombas!

Elas têm um pavio na sua cabeça e, quando você acha uma, um cronômetro rola.

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Aquele é o tempo que você tem para mergulhar a sua vaca numa das banheiras gigantes espalhadas pela fase para apagar o pavio e levar a vaca par ao estábulo em paz.

Tudo ao som de um belíssimo Tango!

Inflated Head

Jim usa bombas de gás Hélio para inflar "sua cabeça" e percorrer trajeto fase acima.

Se você encostar em certas partes do cenário, Jim estoura-se e vai caindo, caindo, caindo, até achar um chão.

Adivinha quem vai te atormentar?

Evil The Cat! O mal em forma de bichano!

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Mantenha-se longe de suas garras afiadas e zarabatanas que você termina a fase Inflated Head tranquilo.

Iso 9000

Caia no mundo do papel! Fase sem nenhum segredo.

Bem curtinha, com a mesma música da Lorenzen's Soil.

Nela eu aprendi que você deve alimentar muito bem seus arquivos, senão eles se revoltam e pisam em cima de você!

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Level Ate:

Com esse trocadilho, a fase é composta por tudo que é tipo de comida!

Ovos, bacon, queijo, carne, almôndegas...

Jim terá que fugir de saleiros descontrolados e canudinhos rebeldes prontos para te dar uma surra.

E para "piorar", o chefe dessa fase é um bife mal passado que cospe labaredas em você.

A arena dessa luta? Uma pizza gigante! Vai entender...

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E por último, porém não menos importante...

See Jim Run, Run Jim Run

A verdadeira batalha com PsyCrow.

Só que nada de trocar balas e carinhos.

Aqui é na base da corrida! Sim, corrida!

Quem chegar primeiro na princesa "What's Her Name" ganha o jogo.

Tudo ao som do terceiro ato da Moonlight Sonata de Beethoven.

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Considerações finais:

O que era bom e divertido ficou melhor ainda com Earthworm Jim 2 contrariando muitas vezes o fato de que as sequências não podem ao menos serem tão boas quanto seu original.

É um dos jogos que figuraram em várias plataformas entre 16 e 32 bits como Mega Drive, Super Nintendo, PlayStation, Sega Saturn, PC e Game Boy Advanced.

Johnny "ManoGalo" Campos
Pequeno admirador de games antigos e rock'n roll e futuro desenvolvedor de games. Faço uns bicos consertando pcs e escrevo reviews por hobby.

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Angelo24/02/2013

Earthworm jim é muito maneiro xD. Mas odiava algumas fases, a do flying king e do subsolo. Agora das vacas alienígenas e level Ate, ah esses são bons demais. Vale lembrar que o design da ultima fase é bem legal, com o psycrow dando uma de dick vigarista