Final Fantasy - Famicom/Nintendo - RPG - 1 Jogador - Square 1987
Por: João Carlos Alves - Em: 13/01/2012
Final Fantasy - Famicom/Nintendo - RPG - 1 Jogador - Square 1987

O nome Square logo nos faz lembrar de um célebre jogo: Final Fantasy.

Em 1986 dava-se inicio no Japão, as atividades da Square Co. Ltd. que em pouco tempo de existência, quase veio à falência.

Num esforço de salvar a empresa, Hironobu Sakaguchi (um dos fundadores da Square ao lado de Masafumi Miyamoto) determinou a seus funcionários que um jogo deveria ser produzido para que então a Square, continuasse a existir e assim sair do buraco que se encontrava por ter feito poucos e inexpressivos jogos até aquele momento.

Tal esforço foi apelidado de "Fantasia Final".

Com isso, em 1987, mais precisamente em 18 de Dezembro, nascia para o Family Computer (Famicom) o jogo Final Fantasy que daria a Square no futuro, a referência numero um em RPG's.

Final Fantasy - Famicom/Nintendo - RPG - 1 Jogador - Square 1987

O jogo só foi lançado nos Estados Unidos para o Nintendo, em Julho de 1990.

Hironobu Sakaguchi em sua missão de salvar a Square disse: "Eu não acho que seria capaz de fazer um bom jogo de ação. Acho que sou melhor em contar histórias".

E realmente ele provou que estava certo!

Final Fantasy foi lançado poucos dias antes de Phantasy Star para o Master System (Sega Mark III no Japão) e fez concorrência frente a frente com nomes de peso como Ultima, The Legend of Zelda e Dragon Quest (esse sendo no Japão, o maior concorrente da série Final Fantasy por anos).

A Square conseguiu um marco no mundo dos games.

Final Fantasy é referencia no gênero RPG e a Square criou alem de histórias marcantes, musicas e personagens que ficam até hoje em nossas cabeças.

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Quem não se lembra da musica que toca ao vencer uma batalha? (Victory fanfarre).

A trilha sonora ficou por conta de Nobuo Uematsu (Blue Dragon, Chrono Trigger) e o design dos personagens ficou com Yoshitaka Amano (Vampire Hunter D).

Numa simples comparação, o que Street Fighter II foi para os jogos de luta, Final Fantasy foi para os RPG.

Final Fantasy para o Famicom/Nintendo, iniciou um tipo de jogo de RPG com enredo forte, porem jogabilidade simples.

Ao contrário de seu maior concorrente, Dragon Quest (Dragon Warrior fora do Japão), para falar com uma pessoa, vasculhar um baú ou qualquer coisa suspeita, bastava apertar o botão "A" em frente ao mesmo e não selecionar menus que tornariam o jogo mais cansativo.

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    Fighter/Warrior
    Capaz de usar espadas e armas pesadas. Com a troca de classe para Knight pode usar magia branca elementar.
  • Final Fantasy - Famicom/Nintendo - RPG - 1 Jogador - Square 1987
    Thief/Ninja
    Semelhante ao Fighter porem com menos opções de armas e equipamento. Quando evolui para Ninja, pode usar magia negra elementar e usar quase todas os equipamentos além de ser o mais ágil de todos.
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    Black Belt/Master
    Luta com as mãos livres ou com nunchaku. Pode causar maior dano que qualquer outra classe quando evolui para Master.
  • Final Fantasy - Famicom/Nintendo - RPG - 1 Jogador - Square 1987
    White Mage/White wizard
    Classe especialista em magia branca, de cura. Fraca com qualquer tipo de arma. Evolui para White Wizard.
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    Black Mage/Black wizard
    Especialista em magia negra de ataque. Pode evoluir para Black Wizard. Fraco com equipamentos.
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    Red Mage/Red wizard
    Capaz de usar ambas as magias (branca e negra) porem não utiliza todas e sim algumas de cada elemento. Evolui para Red Wizard.

Dicas:

Procure sempre equilibrar sua equipe com um Fighter, White Mage, Black Mage e um Thief ou Monk. Assim você poderá lutar contra qualquer tipo de monstro, seja ele resistente a magia ou a ataques físicos além de ter alguém que recupere energias sempre que necessário.

Quando estiver no barco, segure botão A e pressione B 55 vezes para habilitar um quebra-cabeças secreto.

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Curiosidade:

Na cidade Elfhein, existe um pequeno cemitério onde em uma lápide, uma homenagem (será?) foi colocada para Link o herói do jogo The Legend of Zelda e em certas versões para Eldrick de Dragon Quest (Dragon Warrior)

Final Fantasy conta a história de quatro guerreiros que estão em posse de quatro orbes que perderam seus poderes (Terra, Agua, Fogo e Ar).

Esses guerreiros saem em busca dos demônios (Lich, Marilith, Kraken e Tiamat) que se roubaram o poder dos cristais para então devolver o poder às orbes e restabelecer a paz no mundo.

Contudo, ao derrotá-los, automaticamente eles criam uma ameaça muito maior, Chaos.

Garland (primeiro chefe do jogo) é possuído por Chaos e enviado ao passado e com isso cria os quatro demônios os enviando para o futuro criando assim um ciclo continuo de terror e destruição que deve ser interrompido pelos Guerreiros da Luz.

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Sarah
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    Tiamat
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    Kraken
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    Marilith
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    Lich
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    Garland
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Final Fantasy conta a história de quatro guerreiros que estão em posse de quatro orbes que perderam seus poderes (Terra, Agua, Fogo e Ar).

Esses guerreiros saem em busca dos demônios (Lich, Marilith, Kraken e Tiamat) que se roubaram o poder dos cristais para então devolver o poder às orbes e restabelecer a paz no mundo.

Contudo, ao derrotá-los, automaticamente eles criam uma ameaça muito maior, Chaos.

Garland (primeiro chefe do jogo) é possuído por Chaos e enviado ao passado e com isso cria os quatro demônios os enviando para o futuro criando assim um ciclo continuo de terror e destruição que deve ser interrompido pelos Guerreiros da Luz.

A dificuldade do jogo é grande devido aos muitos (acredite, muitos mesmo) ataques sem efeito algum nos inimigos, principalmente se você atacá-los com algum mago.

Final Fantasy - Famicom/Nintendo - RPG - 1 Jogador - Square 1987

As batalhas são constantes e muitas delas demoram por apresentar um elevado numero de inimigos.

Contudo, são extremamente importantes se quiser evoluir no jogo, já que como é de costume, os jogos de RPG se baseiam em experiência adquirida nas batalhas para que os níveis e atributos de cada personagem subam para que no futuro, quanto mais forte o inimigo, melhor preparado estarão os heróis.

No momento das batalhas, os membros do grupo são colocados do lado direito da tela juntamente com os inimigos que ficam ao lado esquerdo.

Um menu com opçoes como "Attack, Magic, Drink, Item e Run". (Ataque, Magia, Beber (poção), Item e Fugir).

Cada um tem um turno (incluindo os inimigos) e executa uma função de acordo com o escolhido no menu.

Caso dois ou mais membros do grupo ataquem o mesmo inimigo e esse morra antes do próximo ataque, o computador infelizmente não entende que outro inimigo deveria ser atacado e ataca o espaço vazio deixado pelo inimigo derrotado.

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Problema esse corrigido em outras versões sequenciais de Final Fantasy.

Os save ponts são possíveis apenas no "inn" (pousada) ou com o item "house".

Contudo se você estiver envenenado ou algum membro do grupo morto, nada disso era alterado e será necessária a visita numa clinica para curar ou numa igreja para reviver alguém.

Os equipamentos são caros e as magias mais ainda. Algumas só são possíveis de serem utilizadas conforme o nível do personagem.

Outras apenas após a evolução que é realizada por Bahamut (rei dos dragões).

As magias são adquiridas em lojas e são utilizadas por unidade.

Não existem pontos de magia como nas outras versões de Final Fantasy que vieram na sequência.

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Final Fantasy - Famicom/Nintendo - RPG - 1 Jogador - Square 1987

Existem oito níveis de magia para cada classe (Branca ou Negra) e cada um só aprende três tipos de cada magia referente ao nível da mesma.

Por isso, escolha muito bem qual comprará!

No decorrer do jogo, para facilitar, você consegue uma canoa, barco e uma aeronave.

As duas primeiras são de uso restrito a certos tipos de rios e mares e não livrarão você de enfrentar seres perigosos.

Os itens são caros e como as batalhas não costumam dar muito dinheiro no começo do jogo, é recomendável lutar muito logo de início para que você acumule um montante razoável e experiência para facilitar as batalhas futuras.

Evite fugir de uma luta para não correr o risco de perder experiência, dinheiro e em caso de erro na tentativa, até mesmo perder um ou mais membros do grupo.

Logo abaixo você poderá ver além das Art Works publicadas pela Nintendo Power, as versões de Final Fantasy para iPhone, Celulares, Gameboy Advanced, MSX2, PSP, Playstation e Wonder Swan Color.

Destaque para a versão de aniversário de 20 anos que foi lançada para o PSP que conta com excelentes gráficos e trilha sonora impecável. (Alguns desses remakes possuem cenas em CG, bonus extras e quest paralelas).

Art Work de Final Fantasy publicada pela Nintendo Power

+imagens

Art Work de Final Fantasy publicada pela Nintendo Power
Art Work de Final Fantasy publicada pela Nintendo Power
Art Work de Final Fantasy publicada pela Nintendo Power
Art Work de Final Fantasy publicada pela Nintendo Power
Art Work de Final Fantasy publicada pela Nintendo Power
Art Work de Final Fantasy publicada pela Nintendo Power
iPhone e Android
Celulares com Java
Game Boy Advanced
MSX 2
PSP
PlayStation
Wonder Swan Color

fechar

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Ficha Técnica:

Não importa qual versão você jogue, se ainda não jogou Final Fantasy, está perdendo uma excelente oportunidade de conhecer o jogo que redefiniu o que chamamos de RPG para video games.

João Carlos Alves
Old School Gamer

Desenvolvedor web, casado, moro em São Paulo e sou pai da Amandinha. Amo Final Fight acima de todos os jogos e Street Fighter II jamais será superado!
@oldschool_gamer

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Leonardo Soler10/09/2011

Comecei a jogar este FF levei uma surra logo de cara!! HAHAHA

Eu saí metendo a cara no mapa até que chegou um momento que os bichos me matavam com 2 porradas....

Eu tenho que iniciar tudo de novo .-.

Marcus14/09/2013

Quem me conhece sabe que sou fã de Final Fantasy. Zerei o FF1 no NES e tenho até hoje o cartucho. Só quem joga a versão NES consegue compreender a essência da série, principalmente em sua origem. Jogo fantástico.