Final Fight 3 - Beat'n up - 2 Jogadores - Super Nintendo - Capcom 1995
Por: João Carlos Alves - Em: 14/05/2013
Final Fight 3 - Beat'n up - 2 Jogadores - Super Nintendo - Capcom 1995

Encerrando aqui no Old School Gamer e no Super Nintendo a trilogia, Final Fight 3, ou Final Fight Tough no Japão é um jogo exclusivo para o console da Nintendo (posteriormente para o Virtual Console) que foi lançado pela Capcom em 1995.

Assim como seu antecessor, não houve uma versão para arcade e apesar de não ser um jogo ruim, torno a dizer como fiz na review de Final Fight 2, não faz sombra para o Final Fight clássico de 1989.

Nessa versão, a gang Mad Gear, sai de cena para a entrada dos baderneiros da Skull Cross Gang e Guy, retorna para ao lado de Haggar, para eliminar o mal das ruas de Metro City.

E Cody, Maki e Carlos? No lugar deles, temos Lucia, uma policial e Dean, um mal encarado que tenta apagar os tempos de vandalismo e destruição, combatendo aquilo que fazia antes.

Final Fight 3 - Beat'n up - 2 Jogadores - Super Nintendo - Capcom 1995

Lucia é a mais rápida e fraca dos personagens e Dean usa eletricidade para lutar e chega a ser um pouco parecido com Cody fisicamente e em atributos, sendo assim, o mais equilibrado.

A grande novidade em Final Fight 3 é a movimentação que ficou muito mais rápida, fluida e os personagens que assim como em Streets of Rage 3, ganharam corrida e golpes que podem ser executados após correr.

Além disso, baseado em Street Fighter, agora temos uma barra (SUPER) que quando cheia, o lutador pode executar um golpe especial, que é bem poderoso e tira muita energia do oponente.

A jogabilidade de Final Fight 3 é superior ao jogo anterior, e por ser um jogo 6 anos mais velho, acaba superando o primeiro nesse aspecto também.

Final Fight 3 - Beat'n up - 2 Jogadores - Super Nintendo - Capcom 1995

Uma novidade na jogabilidade é que você pode andar para trás por exemplo, sem ter de se virar, olhando para o lado oposto, o famoso ?andar de costas?.

Você pode jogar sozinho, em dupla com um amigo ou em dupla com a ajuda do computador escolhendo se os golpes ?amigos? acertam ou não os jogadores.

Além das coisas clássicas da série como pegar comida de barris e latas de lixo (nojento não?) temos novas armas como marretas e nunchucks.

Os personagens ganharam um visual um pouco mais moderno em relação ao primeiro jogo como, por exemplo, Haggar que tem cabelo ?rabo de cavalo? e Dean que é um misto de Benimaru com Cody. Tá, fui maldoso agora eu sei, mas não é verdade?

Capa da versão americana de Final Fight 3
Final Fight 3 - Beat'n up - 2 Jogadores - Super Nintendo - Capcom 1995

Os gráficos são os melhores da série para o Super Nintendo bem como a trilha sonora que também trás boas músicas e bons efeitos sonoros.

As fases bônus você deve destruir um computador desviando dos barris e destruir uma espécie de trator que te empurrará para o abismo.

Os chefes são: Dave, Callman, Caine, Drake/Wong, Stray e Black.

Durante a sua jornada, você passara por ruas, fábricas, locais orientais dentre outros nas seis fases e você pode também acessar áreas diferente em algumas partes do cenário e você pode por fim, fazer finais diferentes de acordo com os personagens escolhidos.

Final Fight 3 - Beat'n up - 2 Jogadores - Super Nintendo - Capcom 1995
Conclusões finais:

Final Fight 3 é sem sombra de dúvidas, para o Super Nintendo, o melhor dos três jogos da série, no entanto para esse nostálgico que vos escreve, ainda não é tão marcante e bom como o primeiro jogo para os arcades.

Divertido e cheio de inovações merece ser jogado, pois acredite, é o último jogo da série que vale a pena já que Final Fight Revenge (arcade e Sega Saturn) e Final Fight Street Wise (PlayStation 2) são verdadeiras porcarias que a Capcom fez série (sem contar Final Fight One que é um excelente remake do primeiro jogo para o Game Boy Advanced).

Enfim, isso é uma outra história! Boa jogatina!

João Carlos Alves
Old School Gamer

Desenvolvedor web, casado, moro em São Paulo e sou pai da Amandinha. Amo Final Fight acima de todos os jogos e Street Fighter II jamais será superado!
@oldschool_gamer

COMENTÁRIOS

Seu comentário foi enviado com sucesso!

Assim que for aprovado, será exibido aqui!

Obrigado por participar!

Infelizmente seu comentário não foi enviado.

Tente novamente e se o problema persistir, por favor, envie um e-mail: contato@oldschoolgamer.com.br

Hen15/05/2013

Excelente review.Este é uma das últimas pérolas lançadas para o super nintendo ao menos nos EUA.O jogo fechou com maestria a trilogia final fight (o revenge e streetwise não contam...alías,melhor nem lembrar que existiram...).

Old School Gamer (João)15/05/2013

Sei que as vezes pego pesado com o Final Fight 2 e 3, mas é só porque o jogo que mais gosto nessa vida é justamente o primeiro Final Fight, mas sem comparações feitas, ambos são divertidos sim.

O legal é ver a evolução no Super Nintendo desde o primeiro que tecnicamente era muito inferior ao arcade até o 3 que melhorou muito.

Jorge Miashike15/05/2013

Bela resenha, será que a Capcom não poderia fazer um Final Fight 4?

Old School Gamer (João)15/05/2013

Valeu Jorge!!

A Capcom "fez"... um lixo chamado Final Fight Street Wise... rsrsrs

Um jogo que eu não fiz questão de terminar.