Rygar - Arcade - Plataforma - 2 jogadores alternados - Tecmo 1986
Por: João Carlos Alves - Em: 22/01/2012
Rygar - Arcade - Plataforma - 2 jogadores alternados - Tecmo 1986

Legendary Warrior Rygar, ou conhecido apenas como Rygar, é um clássico criado em 1986 pela Tecmo e que com belos gráficos, trouxe aos arcades uma aventura épica e mitológica que se passa 4.5 bilhões de anos após a criação da Terra, num lugar onde vários dominadores haviam comandado e caído com longo o passar do tempo.

Argus, surgido da sepultura para batalhar a favor da paz e liberdade, conta com uma arma diferente, mas que não deixa de ser bacana, o Diskarmor, uma espécie de disco-escudo acoplado a uma corrente.

Essa arma se movimenta de forma precisa e rápida, mas não dispensa o uso de habilidade e contar com o momento certo para utiliza-la em determinadas situações como golpes antiaéreos.

Além do Diskarmor, você pode paralisar os inimigos por um breve momento ao pular sobre eles e assim não morrer ao tocá-los enquanto paralisados.

Rygar - Arcade - Plataforma - 2 jogadores alternados - Tecmo 1986

Falando nos inimigos, prepare-se, pois em quase todos os momentos, a tela ficará repleta deles a ponto de fazer o jogador perder muitas vidas já que eles vêm de diversas partes, ar, terra e também do subterrâneo que é cheio de lava.

As fases não são muito longas e você conta com um pequeno mapa no canto inferior da tela para acompanhar seu andamento.

A dificuldade do jogo é gradativa tornando Rygar, um dos jogos mais desafiantes já existentes.

Os inimigos vão se tornando maiores, mais resistentes e maiores conforme as fases vão avançando e a partir da 21º fase (o jogo possui 27), você não pode usar mais os continues.

Flyer de rygar
Rygar - Arcade - Plataforma - 2 jogadores alternados - Tecmo 1986

Um bom exemplo dessa "crueldade" com os jogadores é Toki, ou JuJu da Tad Corp. que também não permite os continues ao chegar nas últimas fases.

E tudo isso meu amigo, é contra o relógio!

A jogabilidade de Rygar é excelente e fácil apesar da dificuldade do jogo, exigir habilidade extrema do jogador.

O jogo conta com belos efeitos sonoros apesar da trilha musical fraca e repetitiva que ainda assim, não atrapalha em nada por ter uma musica ambiente e mais baixa em relação aos efeitos.

Rygar inovou no pela rapidez e por algumas situações diferentes dos jogos da época como, por exemplo, na quinta fase (e em outras no decorrer do jogo) onde você precisa se movimentar por uma corda e se deslocar para esquerda ou direita para escapar dos inimigos enquanto a escala.

Rygar - Arcade - Plataforma - 2 jogadores alternados - Tecmo 1986

Movimento esse, que é feito com fluidez tornando o jogo, rico em detalhes.

Alguns itens podem facilitar sua jornada como o Sol, que elimina todos os inimigos que estiverem próximos, Coroa que aumenta o poder do Diskarmor, Estrela de fogo que aumenta o alcance do Diskarmor, a Cruz que dá aproximadamente 30 segundos de invencibilidade que permanece caso você passe de fase enquanto estiver com ela dentre outros itens.

Legendary Warrior Rygar teve versões para Arcade, Commodore 64, Master System (apenas no Japão), NES, Lynx, X68000, ZX Spectrum, Virtual Console, Celulares, coletâneas da Tecmo para PlayStation 2 e XBOX, além de versões modernas ao melhor estilo God of War para PlayStation 2 e Nintendo Wii.

Destaque para a versão do NES que ganhou elementos de RPG, enredo bem melhorado, fases com visão aérea, itens diferentes...

Rygar - Arcade - Plataforma - 2 jogadores alternados - Tecmo 1986
Conclusão:

Se ainda não conheceu Rally-X, saiba que é um jogo que certamente lhe trará muita diversão e desafio! Jogue ainda hoje!

João Carlos Alves
Old School Gamer

Desenvolvedor web, casado, moro em São Paulo e sou pai da Amandinha. Amo Final Fight acima de todos os jogos e Street Fighter II jamais será superado!
@oldschool_gamer

COMENTÁRIOS

Seu comentário foi enviado com sucesso!

Assim que for aprovado, será exibido aqui!

Obrigado por participar!

Infelizmente seu comentário não foi enviado.

Tente novamente e se o problema persistir, por favor, envie um e-mail: contato@oldschoolgamer.com.br

andre leandro27/09/2016

muito bom obrigado pelo tutorial