Shining in the Darkness - Mega Drive - RPG - 1 Jogador - Sega 1991
Por: João Carlos Alves - Em: 12/08/2012
Shining in the Darkness - Mega Drive - RPG - 1 Jogador - Sega 1991

Algo terrível acontece no reino de Thornwood.

Assim começa o conto de Shining in the Darkness para o Mega Drive.

Você é filho de Mortred, um cavaleiro de Thornwood e que contara com seus bons amigos Milo Brax e Pyra Myst para evitar que a escuridão caia sobre o reinado numa aventura repleta de labirintos enormes e muito difíceis!

Após o desaparecimento de Mortred que foi designado para proteger a princesa Jessa, você decide pedir permissão ao rei Drake para partir em busca de ambos.

Autorizado pelo Rei e seus ministros, você partirá inicialmente para a cidade que fica próxima ao castelo e deverá equipar-se.

Shining in the Darkness - Mega Drive - RPG - 1 Jogador - Sega 1991

Curiosamente, na loja de armamentos você vê o anão Gilius Thunderhead (de Golden Axe) vendendo armas e ao lado numa das paredes, um desenho dos duendes que fornecem magias em Golden Axe.

Ainda na cidade você pode além de armas, comprar armaduras, itens, visitar o templo onde se salva o jogo e revive alguém morto e a taverna onde encontrará diversas figuras bebendo e algumas falando mal de seu pai que não conseguiu proteger a princesa.

Terminando sua primeira passagem pela cidade e retornando ao castelo, você presenciará a chegada inesperada de Dark Sol revelando ser quem raptou Jessa em troca do reino de Thornwood e só assim a sua aventura pelas dungeons e labirintos começara!

Shining in the Darkness - Mega Drive - RPG - 1 Jogador - Sega 1991

Lançado em 1991 para o Mega Drive, Shining in the Darkness é o primeiro da famosa série Shining da SEGA e trás basicamente bastante diálogo num estilo de jogo que tem algo em comum com Phantasy Star para o Master System, pelo fato do jogo ser conduzido em primeira pessoa como acontece nas cavernas e masmorras do clássico de Alis.

Você não percorrerá mapas abertos e sempre será conduzido diretamente para as aventuras após se equipar, receber instruções e acompanhar o andamento da história.

Uma dica importante é passar um bom tempo deixando seus personagens fortes, pois os monstros no decorrer do jogo, ficam mais difíceis de serem derrotados.

Falando em monstros, o sistema de batalha do jogo é parecido também com o de Phantasy Star onde você encontra os inimigos aleatoriamente e os enfrenta ali mesmo no próprio cenário em primeira pessoa também.

Shining in the Darkness - Mega Drive - RPG - 1 Jogador - Sega 1991

Os comandos e menus são em forma de ícones facilitando a agilidade na hora de escolher suas ações e também permaneceram na série Shining que possui esse estilo que realmente é característico e intuitivo.

A trilha sonora é impecável e quem jogou os dois primeiros Shining Force do Mega Drive, se sentirá a vontade e familiarizado ao ouvir as melodias do jogo.

Os gráficos não são espetaculares, mas não comprometem o jogo.

O destaque fica por conta dos personagens secundários que são bem desenhados e interagem até que bem com cenário e com o andamento do jogo.

Shining in the Darkness - Mega Drive - RPG - 1 Jogador - Sega 1991
Conclusão:

Apesar de achar um bom RPG, Shining in the Darkness não tem o glamour de Shining Force (até pelo fato de ter sido lançado antes talvez), mas é um jogo desafiador e divertido que vale a pena ser jogado!

Shining in the Darkness foi lançado também em coletâneas da SEGA, para o Virtual Console do Wii e para o Mega Drive no Brasil, foi traduzido pela TecToy!

João Carlos Alves
Old School Gamer

Desenvolvedor web, casado, moro em São Paulo e sou pai da Amandinha. Amo Final Fight acima de todos os jogos e Street Fighter II jamais será superado!
@oldschool_gamer

COMENTÁRIOS

Seu comentário foi enviado com sucesso!

Assim que for aprovado, será exibido aqui!

Obrigado por participar!

Infelizmente seu comentário não foi enviado.

Tente novamente e se o problema persistir, por favor, envie um e-mail: contato@oldschoolgamer.com.br

Fabio Schneider12/08/2012

Me amarro nesse jogo. Não me esqueço da música da taverna. Demais! Valeu, João, pelo review. Abs

Wisp13/08/2012

Labirintos, labirintos! Os minotauro, pira!