Sly Spy - Sly Spy - Plataforma/Ação - 1 Jogador - Arcade - Data East 1989
Por: João Carlos Alves - Em: 10/02/2013
Sly Spy - Sly Spy - Plataforma/Ação - 1 Jogador - Arcade - Data East 1989

Em 1989, nos cinemas, o filme "007 - Permissão para Matar" com Timothy Dalton era lançado.

Mesmo ano em que a Data East lança um jogo com uma temática similar chamado Sly Spy, ou Secret Agent no Japão e Europa.

O jogo, que tirando as semelhanças e alguns detalhes, não é relacionado com a franquia clássica das histórias de Ian Fleming, mas trás ação e aventura nos mesmos moldes que vive o agente britânico 007.

Sly Spy, trás como personagem principal, um agente secreto que em diversas missões, tentará acabar com o terrorismo de um do grupo intitulado C.W.D. (Council for World Domination), Conselho para Dominação do Mundo que pretende lançar um míssil nuclear e assim dominar o mundo a começar pelos Estados Unidos da América.

A Data East, que infelizmente já não existe mais entre nós, desenvolveu um jogo muito interessante que em certos momentos, lembra o clássico Rolling Thunder da Namco e que, além disso, conta com cenas de ação sobre rodas, em queda livre e até mesmo embaixo d'água.

Sly Spy - Sly Spy - Plataforma/Ação - 1 Jogador - Arcade - Data East 1989

A jogabilidade de Sly Spy é boa, mas exige certa prática em certos momentos como na hora em que alguns inimigos aparecem por cima de você que não consegue atingi-los sem se mover para os lados e assim eliminá-lo.

A dificuldade é moderada e o jogo possui bons gráficos e boa trilha sonora.

Após você digitar seu código de identificação como agente, você inicia suas missões dentro de um avião prestes a saltar de paraquedas e já no ar, começa a enfrentar os terroristas.

O jogo possui oito fases e para atravessá-las, você contará com pistola, jet-packs, metralhadoras, e até mesmo uma arma de ouro que dispara tiros poderosos conforme você acumula energia para tal.

Além da arma de ouro, alguns chefes fazem referências a inimigos do agente 007 como, por exemplo, Jaws e Oddjob.

Sly Spy - Sly Spy - Plataforma/Ação - 1 Jogador - Arcade - Data East 1989

A segunda fase você a bordo de uma moto, enfrenta terroristas que chegam pelo ar equipados com jet-packs e também dentro de carros e em cima de outras motocicletas.

Curiosamente, assim como em Alex Kidd in Miracle World, a moto pula. Enfim, nada é impossível para esses agentes secretos cheios de recursos mirabolantes. Faz parte e ao menos ele está de capacete ao contrário de Alex Kidd.

Voltando ao Sly Spy, na terceira fase, você está a bordo de um navio e enfrentará um chefe com braços mecânicos e que lhe arrancará a pistola deixando você apenas com socos e chutes.

Na quarta fase, você enfrentará terroristas subaquáticos e tubarões para poder chegar ao armazém que compõe a quinta fase.

Fase essa que é cheia de armadilhas e objetos que tentarão lhe esmagar antes de você conseguir enfrentar tigres para salvar a primeira dama.

Flyer de Sly Spy
Sly Spy - Sly Spy - Plataforma/Ação - 1 Jogador - Arcade - Data East 1989

Na sexta fase, você deverá passar por uma caverna cheia de perigos que levará até o depósito de armas do C.W.D.

Na sétima e penúltima fase, você volta ao mar novamente equipado com roupa de mergulho e arpões para poder chegar à base do grupo C.W.D e assim derrotar o chefe da quarta fase que escapou anteriormente.

Por fim, a última fase, a base do grupo terrorista.

Nela você enfrentará todo tipo de problemas, inclusive todos os chefes novamente e por último, o maldito comandante dos terroristas que estará protegido por um campo de força enquanto um teto cheio de estacas pontiagudas desce em sua direção.

Você deve destruir o campo de força seja com tiros ou chutes e assim poder derrotar com um único disparo o chefão do jogo e curtir seu momento de glória ao lado das belas filhas do presidente americano.

Sly Spy - Sly Spy - Plataforma/Ação - 1 Jogador - Arcade - Data East 1989
Conclusão:

Desenvolvido inicialmente para os arcades e teve versões para Commodore 64, Amiga, Atari ST, Sinclair ZX Spectrum, Amstrad CPC além de aparecer em coletâneas da Data East.

Sly Spy é um jogo bem divertido e característico do fim dos anos 80 que vale a pena conhecer, ainda mais se você for fã de histórias de agentes secretos.

João Carlos Alves
Old School Gamer

Desenvolvedor web, casado, moro em São Paulo e sou pai da Amandinha. Amo Final Fight acima de todos os jogos e Street Fighter II jamais será superado!
@oldschool_gamer

COMENTÁRIOS

Seu comentário foi enviado com sucesso!

Assim que for aprovado, será exibido aqui!

Obrigado por participar!

Infelizmente seu comentário não foi enviado.

Tente novamente e se o problema persistir, por favor, envie um e-mail: contato@oldschoolgamer.com.br