The King of Fighters '95 - Arcade - Luta - 2 Jogadores - SNK 1995
Por: João Carlos Alves - Em: 15/12/2012
The King of Fighters '95 - Arcade - Luta - 2 Jogadores - SNK 1995

Convites para o torneio King of Fighters 95 começaram a chegar para os participantes da edição anterior e com a assinatura de "R"!

Todos pensavam que Rugal Bernstein, o insano colecionador de lutadores-estátuas e patrocinador do torneio King of Fighters, havia morrido na explosão de Blacknoah, seu porta aviões particular.

Estavam enganados...

A formula de sucesso alcançada pela SNK em 1994, foi repetida trazendo melhorias e novidades fazendo com que a sequência, fosse melhor que o original.

A maior novidade de KOF95 é a possibilidade de editar os times!

The King of Fighters '95 - Arcade - Luta - 2 Jogadores - SNK 1995

Com a edição de times, as possibilidades de lutas são gigantescas e quando você seleciona times editados, o computador também faz o mesmo!

Contudo, para ver os finais completos, é necessário selecionar os times em suas formações originais, sem edição.

Os times são praticamente os mesmos exceto pela saída do grupo dos EUA que contava com Brian Battler, Heavy D! e Lucky Glauber sendo substituído por Eiji Kisaragi (Art of Fighting 2), Billy Kane (Fatal Fury) e pelo estreante Iori Yagami, rival de Kyo Kusanagi.

Os times de The King of Fighters 95

Os times

The King of Fighters '95 - Arcade - Luta - 2 Jogadores - SNK 1995

Hero Team: Kyo Kusanagi, Benimaru Nikaido, Goro Daimon

Female Team: Mai Shiranui, King e Yuri Sakazaki

Kim Kaphwan Team: Choi Bounge, Chang Koehan e Kim Kaphwan

Fatal Fury: Terry Bogard, And Bogard e Joe Higashi

Revenger Team: Eiji Kisaragi, Billy Kane e Iori Yagami

Ikari Warriors: Clark Steel, Ralf Jones, Heidern

Psycho Soldier: Athena Asamiya, Sie Kensou, Chin Gentsai

Art of Fighting: Takuma Sakazaki, Ryo Sakazaki e Robert Garcia

Os chefes:

Saisyu Kusanagi (Pai de Kyo Kusanagi) e Omega Rugal. (Ambos podem ser habilitados para seleção com um código secreto).

Saisyu Kusanagi , após ter sido ressuscitado por Rugal, acaba sendo controlado e é acionado para ser oponente aliado dele na penúltima luta e ao derrota-lo, você o liberta das garras de Bernstein.

The King of Fighters '95 - Arcade - Luta - 2 Jogadores - SNK 1995

A última luta, você fará contra Omega Rugal, que diferentemente de KOF 94, está mais poderoso devido aos poderes de Orochi recebidos após sobreviver a uma luta contra Goenitz.

Esse poder não é suficiente e ele acaba derrotado novamente...

Dica: Para habilitar Rugal e Saisyu selecione o modo de times editados, aperte e não solte o Start e em seguida, segure para cima e aperte chute fraco, segure direita, pressione soco forte, segure esquerda, pressione soco fraco, segure e pressione chute forte!

A jogabilidade está melhorada, mais leve e assim as lutas rolam com maior fluidez, melhor encaixe dos golpes e com novidades como um golpe pós-esquiva.

The King of Fighters '95 - Arcade - Luta - 2 Jogadores - SNK 1995

Para executar os golpes especiais, você ainda precisa encher a barra com os botões A+B+C ou ficar com pouca energia (a barra ficará piscando indicando que você pode executar golpes especiais).

Se você estiver com a barra de especial cheia, seus golpes terão maior efeito e consumirão maior energia dos inimigos atingidos.

Dica: Você ainda pode contar com a ajuda de seus aliados quando estiver tonto ou sendo agarrado perto deles no cenário ao apertar A+B+C assim como em KOF 94.

O maior problema de KOF 95, mas que também pode te ajudar (geralmente atrapalha) é que os golpes tiram muita energia e alguns especiais podem te deixar com pouca energia logo de imediato.

The King of Fighters '95 - Arcade - Luta - 2 Jogadores - SNK 1995

Agora falando dos gráficos de The King of Fighters 95, eles estão melhores em relação ao jogo anterior, com mais animações, belos cenários assim como sua trilha sonora que também manteve a qualidade.

Tão bom quanto seu antecessor, King of Fighters 95 é um jogo que está entre os melhores do gênero e até hoje é lembrado pelos fãs da série como um dos melhores ao lado de KOF 97, 98 e 2002.

Ainda bem que diante de fiascos como KOF XII e KOF Maximum Impact temos esse clássico da SNK.

Na época, KOF 95 ajudou a SNK a bater de frente com Super Street Fighter Turbo, Street Fighter Alpha, Tekken e outros grandes jogos de luta.

Pena que hoje, essa realidade é bem diferente!

The King of Fighters teve versões para Arcade, Neo Geo, Neo Geo CD, PlayStation, Saturn, Game Boy além da coletânea "Orochi Saga" para PSP, PlayStation 2, Nintendo Wii, Virtual Console bem como para o novo Neo Geo X Gold, o Neo Geo portátil da SNK.

Curiosidade: Na versão para Game Boy, você pode jogar com Nakoruru de Samurai Shodown.

The King of Fighters '95 - Arcade - Luta - 2 Jogadores - SNK 1995
Conclusão:

The King of Fighters 95 conseguiu aprimorar o que já era bom na versão anterior.

Um jogo desafiador, com boa trilha sonora, bons gráficos e que deve ser jogado sempre!

João Carlos Alves
Old School Gamer

Desenvolvedor web, casado, moro em São Paulo e sou pai da Amandinha. Amo Final Fight acima de todos os jogos e Street Fighter II jamais será superado!
@oldschool_gamer

COMENTÁRIOS

Seu comentário foi enviado com sucesso!

Assim que for aprovado, será exibido aqui!

Obrigado por participar!

Infelizmente seu comentário não foi enviado.

Tente novamente e se o problema persistir, por favor, envie um e-mail: contato@oldschoolgamer.com.br

coffeejoerx16/12/2012

Joguei muito no arcade, a versão de Neo Geo CD e também os ports para Sega Saturn e PSX. Excelente review, parabéns. Deixou-me nostálgico. Rs.

João (Old School Gamer)16/12/2012

Joguei muito no arcade tbm... é clássico! Muitos contras na época de escola! rs

Luciano Hunter06/07/2013

Quando era criança. acho que tinha 10 anos; fui ao banco fazer compras com minha mãe e minha vó! A fila era muito grande, cansado tive que dar uma volta pra passar o tempo. Estava com meu irmão mais velho. Logo a diante vimos um galpão grande que tinha muito barulho; ficamos curiosos e fomos ver o que era! Notamos logo de cara que haviam muitos boys a maioria eram pintas fumando. O lugar era muito grande e tinham MUITAS máquinas de fliperama... Todas máquinas com clássicos de super Nintendo, como RoboCop, tartarugas ninjas, street fighter e tantos outros... Eram tantas máquinas que chegavam a rodear todo o Salão!!! Mas apesar de terem tantas... somente uma estava sendo usada... era a primeira máquina!!! Todos os boys estavam nela jogando e fumando! não dava pra ver qual era o jogo, eu era pequeno e eram muitos em cima da máquina! Mas o seu son era alto de mais!!!! ( Terry bata Robert redy GO!) -claro que a escrita não era assim!! quando consegui ver.. era o KOF95. Iori contra Iury; a roupa de iori me deixou congelado; caralho que roupa é essa?!!!! os poderes de chamas azuis em faisca ao chão ( UCHAAAA!!!) as roupas de Iury sendo rasgadas ao perder a luta!!!! Os cenários, fundo musical, as super bolas ( Sou loco por super bolas, adoro apelar com elas.) O cenário deTerry foi o que mais me impressionou lutando na água tudo bem asuzinho.... e as super bolas de OMEGA Rugal passeando pelo cenário!!!! Muito massaaaaaaaaa!!!!!!!!! Sou fã até hoje!!!! e vou levar o jogo no caixão!!!!!!! e sempre faço propagando dele até hoje pra quem é da minha época!!!!!!

Nando Bastos15/07/2014

Pra mim é o melhor entre os 3 primeiros Kofs. Não curto muito o 96. A história do Iori é mt maneira. Acho que a SNK não poderia imaginar o sucesso que esse personagem faria depois...

Jogo até hoje no Ouya... Jogaço!

helisonbsb25/09/2014

bons tempos...joguei muito no buteco do seu zé....saudades!!!!! bons tempos de neo geo

Jukx01/05/2017

Eu gosto dos KOFS 94 até o 98

O meu favorito claro é o 98 mas o 97 é o mais nostálgico, pois foi nele que desafiei vários caras em fliperamas, massa a época de fliper, lembro que mesmo em 2003 tinah fliperamas com fichas custando 20 centavos num salão cheio de máquinas com Cadilaque e Dinossauros, Street Fighter Alpha e Kofs!