The King of Fighters '96 - Arcade - Luta - 2 Jogadores - SNK 1996
Por: João Carlos Alves - Em: 31/05/2013
The King of Fighters '96 - Arcade - Luta - 2 Jogadores - SNK 1996

Após Rugal ser derrotado novamente, o torneio mais famoso de lutas retorna agora com ares de evento de entretenimento mundial, televisionado, patrocinado e cada vez mais misterioso.

E é nesse clima que The King of Fighters '96 tem início a luta contra Orochi.

O poder que Rugal insistia em obter e que o derrotou, era das forças malignas de Orochi que por anos ficou aprisionado e sendo observado e guardado pelo clã Yata.

Chizuru Kagura responsável por guardar o selo que aprisiona Orochi e a patrocinadora do torneio de 1996, decide testar os oponentes (claro que a história gira em torno de Kyo Kusanagi) e então tentar novamente com a ajuda deles, aprisionar novamente Orochi.

The King of Fighters '96 - Arcade - Luta - 2 Jogadores - SNK 1996

Conhecemos o poderoso e difícil Goenitz, que ao contrário de Rugal, controla perfeitamente os poderes de Orochi e parte então para a luta final.

A história de The King of Fighters '96 basicamente é essa, mas é claro que existem outros detalhes que você pode conferir aqui http://pt.wikipedia.org/wiki/The_King_of_Fighters_'96 caso queira se aprofundar sobre o enredo.

Sobre o jogo...

A SNK em KOF 96 decidiu inovar e mudar os rumos do seu novo carro chefe em jogos de lutas.

As versões anteriores, KOF 94 e KOF 95 eram excelentes, mas em comparação com KOF 96, tinham uma mecânica e jogabilidade um pouco travadas, os golpes não encaixavam com perfeição um nos outros, o que dificultava a criação de combos e sequências mais fortes.

The King of Fighters '96 - Arcade - Luta - 2 Jogadores - SNK 1996

Já em The King of Fighters '96, isso muda com uma jogabilidade mais leve e com movimentos mais fluidos e os personagens, ganharam uma nova visualização em comparação com os dois jogos anteriores da série e ficaram levemente maiores e com sprites melhorados.

As mudanças não param por aí.

A maioria dos personagens que desferem "magias" que atravessam o cenário perdeu esse poder sendo que esses golpes ficam restritos aos movimentos, mas não são liberados completamente em direção ao oponente, precisam ser desferidos perto do inimigo para serem atingidos.

Não há mais esquiva e sim rolagem para trás ou para frente que evita o golpe inimigo ou passa por trás dele.

The King of Fighters '96 - Arcade - Luta - 2 Jogadores - SNK 1996

A barra de energia continua lá para ser carregada com os botões A+B+C e agora quando está cheia e em combinação com a energia quase no fim e piscando, os golpes especiais saem mais poderosos e com novas animações.

Resumindo: temos dois (ou mais para alguns personagens) tipos de golpes especiais: o com a barra "Pow" cheia e com a barra cheia mais a energia baixa.

Os golpes especiais continuam ilimitados quando a energia está baixa.

Você pode quebrar a defesa do oponente caso ele se defenda de alguns golpes numa sequência.

Os trios de lutadores podem ser editados livremente como na versão anterior e alguns trazem novidades.

The King of Fighters '96 - Arcade - Luta - 2 Jogadores - SNK 1996

Billy Kane e Eiji Kisaragi dão lugar para as secretárias de Rugal, Mature e Vice que acompanham Iori Yagami.

Takuma Sakazaki abandona o torneio e Yuri Sakazaki, sua filha passa a lutar ao lado de Robert Garcia e Ryo Sakazaki.

Para o seu lugar no grupo das meninas, Kazumi Todo de Art of Fighting 3 assume o posto ao lado de King e Mai Shiranui.

Heidern dá lugar para Leona ao lado de Clark e Ralf.

E a grande novidade é o grupo dos chefes que conta com nada mais nada menos que Geese Howard, Mr. Big e Wolfgang Krauser.

Além de Chizuru Kagura e Goenitz.

Tela de seleção com os times de The King of Fighters '96
The King of Fighters '96 - Arcade - Luta - 2 Jogadores - SNK 1996

Confira abaixo os trios:

Hero Team: Kyo Kusanagi, Benimaru Nikaido, Goro Daimon

Female Team: Mai Shiranui, King e Kazumi Todo

Korea Team: Choi Bounge, Chang Koehan e Kim Kaphwan

Fatal Fury: Terry Bogard, And Bogard e Joe Higashi

Yagami Team: Mature, Vice e Iori Yagami

Ikari Warriors: Clark Steel, Ralf Jones, Leona

Psycho Soldier: Athena Asamiya, Sie Kensou, Chin Gentsai

Art of Fighting: Yuri Sakazaki, Ryo Sakazaki e Robert Garcia

Boss Team: Geese Howard, Mr. Big e Wolfgang Krauser

Os chefes

The King of Fighters '96 - Arcade - Luta - 2 Jogadores - SNK 1996

Chizuru Kagura e Goenitz


Os gráficos de KOF 96 são bons, algumas animações de introdução dos cenários são bem feitas e os cenários muito bem construídos e com muitas animações em seus backgrounds.

A trilha sonora de KOF 96 é impecável e arrisco dizer que é a melhor trilha sonora dentre todos os jogos da série The King of Fighters.

Nela temos as clássicas músicas de Psycho Soldier para a fase do trio de Athena, Raging Storm de Geese Howard, além de outras trilhas sonoras excelentes como do trio de Kim Kaphwan, de Chizuru, do trio de Art of Fighting.

Capa da versão para PlayStation de The King of Fighters '96
The King of Fighters '96 - Arcade - Luta - 2 Jogadores - SNK 1996

O jogo teve versões para Neo Geo CD, PlayStation, Sega Saturn, GameBoy, além de sair na coletânea The King of Fighters: Orochi Saga e no Virtual Console.

The King of Fighters '96 deu um novo rumo para e série, muitos não gostaram a praticamente falta de "magias" para a maioria dos personagens e estranharam logo de cara a rolagem no lugar da esquiva, no entanto é um jogo que é muito mais dinâmico que as versões anteriores e com mais possibilidades de golpes e combos.

Nessa versão você não fica preso aos antigos esquemas para passar determinados inimigos e pode incrementar seu estilo de luta.

The King of Fighters '96 - Arcade - Luta - 2 Jogadores - SNK 1996
Conclusão:

Nova mecânica, novas trilhas sonoras (algumas nem tanto), nova roupagem para os personagens... um jogo cheio de novidades!

E como é um dos meus favoritos da série e um dos que mais joguei é claro que recomendo sempre uma volta ao ano de 1996 para reviver esse clássico da era de ouro da SNK!

João Carlos Alves
Old School Gamer

Desenvolvedor web, casado, moro em São Paulo e sou pai da Amandinha. Amo Final Fight acima de todos os jogos e Street Fighter II jamais será superado!
@oldschool_gamer

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Angelo31/05/2013

Uma das maiores franquias de luta. Não joguei o 96.Acho que a franquia manteve seus padrões, tendo uma leve queda, mais pela rpetição do que pela perda de qualidade.Ainda bm que saiu o 2002 :P

Otima materia,como sempre=]

Old School Gamer (João)31/05/2013

Obrigado Angelo!! Fico feliz que tenha gostado!

A série pra mim tem seus autos e baixos, mas os melhores vão de 94 até 98, depois 2001 e 2002...
Gosto também de KOF XI e XIII, mas ainda assim, não são tão bacanas como as primeiras edições!

Obrigado pela visita e pelo comentário!!

Ederson30/06/2013

Esta foi a versão que revolucionou o KOF.. Pra quem gostava de jogar vs era d+, sem contar que o jogo ainda mantinha as caracteristicas da historia e das equipes.
com relação ao audio na versão 'arranged' das KOF eram as melhores, mas na minha opinião, nenhum jogo deu tanta atenção para o Audio como a KOF96... as musicas foram mto bem feitas.
Muito bom o reviw.. Abç