Toki - Arcade - Plataforma - 2 Jogadores alternados - TAD Corp. 1989
Por: João Carlos Alves - Em: 06/04/2010
Toki - Arcade - Plataforma - 2 Jogadores alternados - TAD Corp. 1989

Originalmente para arcades, o clássico da Tad Corporation, Toki, ou Juju Densetsu como é conhecido no Japão, fez muito sucesso numa época em que jogos de luta contra punks e gangues, dominavam o mercado.

Com belos gráficos e uma dificuldade digna de proporcionar a alguns jogadores, pensamentos suicidas, Toki ainda causa saudade nos gamers que têm quase ou mais de 30 anos.

Como se não bastasse ter Miho, sua amada raptada pelo bruxo Vookimedlo (Dr. Stark em algumas versões), Toki (JuJu) ainda fora transformado em Geeshergam, um macaco cujo poder era de atirar pequenas esferas pela boca.

Além disso Toki tinha que correr contra o tempo para não perder uma vida ao zerar do cronômetro!

Toki - Arcade - Plataforma - 2 Jogadores alternados - TAD Corp. 1989

O que fazer então? Partir para o resgate e vingança. Seria fácil? Acredite, nem um pouco!

O jogo é divertido e desafiador, porem possui como muitos, bugs e slowdowns, além da clássica deficiência que alguns personagens costumam ter sem motivo aparente.

Resumindo: além de ser um macaco, Toki era lento demais e seu pulo tinha que ser realizado com precisão, pois um simples toque de um projétil ou inimigo, custava uma vida de Toki.

As armas que Toki consegue durante o jogo são temporárias e variam de acordo com o poder.

Algumas potencializam o tamanho e poder das esferas, outras duplicam, triplicam o número de tiros e até fogo ele consegue lançar pela boca.

Toki - Arcade - Plataforma - 2 Jogadores alternados - TAD Corp. 1989

Apesar de não ser a melhor alternativa, alguns inimigos morrem quando Toki pula em suas cabeças.

Esse artifício pode auxiliar em momentos onde um lugar necessita ser alcançado ou para usar como trampolim para atingir outro inimigo.

São necessários vários pulos seqüenciais em alguns inimigos.

Os "continues" eram infinitos (até que suas fichas se esgotassem claro!), contudo na ultima fase eram limitados a apenas cinco.

Apesar de ter uma temática pré-histórica e de fantasia, Toki curiosamente tinha no andamento do jogo, a possibilidade de apanhar dois itens nada compatíveis com a época em que se passa.

Um capacete de futebol americano, que lhe proporciona invencibilidade momentânea e um tênis que por um período curto de tempo, lhe dava um pouco mais de velocidade e ganho extra nos pulos.

Toki - Arcade - Plataforma - 2 Jogadores alternados - TAD Corp. 1989

Frutas e alimentos dão pontos extras e habilitam pequenos bônus dentro do jogo.

Ao final de cada fase, Toki enfrentava um dos aliados de Vookimedlo.

A dificuldade dos chefes também é alta e exige habilidade independente das possíveis repetições de ataques que eles fazem.

A trilha e efeitos sonoros de Toki são muito bons e trazem um clima sombrio e em determinados momentos passa uma sensação de diversão.

Belos arranjos e gráficos foram realizados nessa produção de uma empresa que teve poucos jogos e que infelizmente não existe mais.

Alem da versão arcade, Toki apareceu no NES, Amiga, Commodore 64, Atari ST, iPhone, Lynx e Mega Drive, sendo essa ultima versão, diferente da original, porem tão boa quanto!

Em 2009 foi anunciado no pelo estúdio francês Golgoth, uma versão em alta definição de Toki para download na X-Box Live e PSN.

Nessa versão, a jogabilidade original e os bugs característicos do jogo foram mantidos assim como o charme do clássico de 1989.

Confira abaixo o vídeo do trailer dessa nova versão e compare com a original e se possível, divirta-se com a antiga por enquanto!

Toki - Arcade - Plataforma - 2 Jogadores alternados - TAD Corp. 1989
Conclusão:

Toki é um jogo muito divertido e desafiador.

Com dificuldade alta, fará você perder os cabelos e muitos créditos! Vale a pena ser jogado sempre!

João Carlos Alves
Old School Gamer

Desenvolvedor web, casado, moro em São Paulo e sou pai da Amandinha. Amo Final Fight acima de todos os jogos e Street Fighter II jamais será superado!
@oldschool_gamer

COMENTÁRIOS

Seu comentário foi enviado com sucesso!

Assim que for aprovado, será exibido aqui!

Obrigado por participar!

Infelizmente seu comentário não foi enviado.

Tente novamente e se o problema persistir, por favor, envie um e-mail: contato@oldschoolgamer.com.br